Representação da Terra plana.

A princípio eu achava que as pessoas estavam “zoando” ao se referirem que a Terra é plana. Entrei em algumas páginas do facebook e youtube para saber se eles realmente acreditavam na Terra plana, e por incrível que pareça, estas páginas contém muitos adeptos e realmente acreditam nesta teoria, além de alegar que sempre fomos enganados pela Nasa.

Por este motivo escrevi este texto.

Realmente as pessoas estão regredindo intelectualmente, teorias como estas já caíram por terra há séculos, mas ultimamente apareceu do nada com bastantes adeptos. Vamos listar apenas 5 pontos para mostrar porque a Terra não é plana.

1- A Terra como os demais planetas do sistema solar são esféricos, ao observarmos os demais planetas através de um telescópio, podemos ver que estes planetas são esféricos. Muito decorrente a ação da força gravitacional. Se todos os planetas do nosso sistema solar são esféricos, porque só a Terra seria plana?

2- O eclipse lunar acontece quando a Terra está entre o Sol e a Lua, neste fenômeno a sombra da Terra é refletida na Lua, causando então o eclipse lunar. Ao observarmos o começo até o término do eclipse, podemos observar que a sombra da Terra refletida na Lua tem contornos arredondados.

 

Esquema do eclipse lunar.

Fonte: astrofacil.

3- Você já foi a uma praia? Ao observar um navio ou barco grande partindo em direção ao horizonte, gradualmente você observa ele sumindo, primeiro seu casco, depois as suas hastes e assim por diante. Mesmo com um binóculo você verá o navio sumindo aos poucos no horizonte. Ele some gradualmente devido à curvatura do planeta Terra.

O vídeo abaixo mostra o barco sumindo gradualmente no horizonto, desconstruindo a Terra plana. 

4- Algumas constelações que observamos em um hemisfério, não são visíveis no outro hemisfério. Por exemplo: a constelação da Ursa Menos só se pode observar no hemisfério norte. Já a constelação Octante só se pode observar no hemisfério Sul. Se a Terra fosse plana todas as constelações seriam visível em ambos os hemisférios ao mesmo tempo.

Fonte: Todamateria

5- A maior prova de todas sem dúvida são as fotos.

Foto: NASA

Foto: NASA.

Imagem obtida pela sonda japonesa Kaguya da Terra ‘nascendo’ de trás da Lua (Foto: Jaxa)

 

A Terra vista pela missão Apollo 10.

Bônus

O piloto de avião Luciano Gardelin nos escreveu relatando o seguinte:

“Os terraplanistas dizem que os aviões voam em círculos e que os GPS são fraudados.
O princípio dá navegação é ir de A para B.”
Resultado de imagem para aviao aviao ponto a ao ponto b
“O meio pode ser visual ou por instrumentos.
Se visual, barcos ou aviões tomam uma referência frontal ou transversal e navegam linearmente a ela. Quando ela se torna distante, tomam uma nova. Por exemplo: um morro à frente. Ou seja, se eu fizer isso por 40 mil km, dou a volta ao mundo sem fazer uma só curva. Esqueça o GPS, estou falando de olhar para frente, tomar um ponto de referência, se for o caso manter um grau na bússola, sem variar para lado algum, dei a volta ao mundo sem mexer no meu Leme de direção. Logo sai com a proa leste 90 graus e cheguei com a mesma proa no mesmo lugar”. (Ilustração abaixo)

 

“Então como fraudaram além do GPS, meus olhos, minha bússola e meu leme?” Conclui Luciano Gardelin.

Referência.

BANDEIRA, E. G.S. Rochas da Lua trazidas à Terra. 2014. Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2016/04/5-provas-que-terra-nao-e-plana.html&gt; Acesso em: 26 dez. 2016

 

Anúncios