Apesar da polêmica existente em quem inventou o avião, muitos dão créditos aos irmãos Wright dos E.U.A. Há relatos que os irmão voaram 3 anos antes do brasileiro, (mas ninguém os viu). Por outro lado, o brasileiro Santos Dumont voou ao ar livre na França com seu 14-bis em 1906 para uma multidão de pessoas.

Santos Dumont em seu 14-bis.

O mineiro Santos Dumont também inventou o balão dirigível com motor à gasolina, e com seu balão de número 6, contornou a Torre Eiffel na França em 1898. Muitos viram, inclusive a população e vários jornalistas que noticiaram o fato.  É por este balão dirigível que Santos Dumont é conhecido lá fora, e não por ter inventado o avião, como são ensinados nas escolas brasileiras. Pois eles dão a honra aos irmãos Wright.
       Lembrando que o balão já existia, o que Santos Dumont fez foi colocar um motor à gasolina no balão.

Santos Dumont contornando a Torre Eiffel em seu balão dirigível.

Em 20 de julho de 1973 o “Pai da Aviação” Santos Dumont foi homenageado com uma a cratera na Lua, ela possui 8km de diâmetro e 1,1 km de profundidade. Como se pode observar no canto inferior direito da foto.

Cratera de Santos Dumont e vários outros personagens.

       Esta cratera está localizada à cerca de 60 km do local onde pousou a Apollo 15. Como se pode observar na imagem abaixo.

Referências:

BANDEIRA, Edvan. Santos Dumont o único brasileiro a ter seu nome em uma cratera  lunar. Disponível em: http://astronomiareal.blogspot.com.br/2011/05/santos-dumont-o-unico-brasileiro-ter.html Acesso em: 06 março 2017.

Anúncios