O Eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a Terra se encontra entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente os brilhos solares aos observadores terrestres. O Eclipse solar só pode acontecer  durante a fase da  Lua nova, por ser o período em que a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol. Como se pode observar na ilustração abaixo.

 

Ilustração de eclipse solar. Créditos: Edvan Bandeira/AstronomiaReal.

Existem vários tipos de eclipses solares. Por exemplo:

  • O eclipse solar parcial:  acontece quando somente uma parte do Sol é ocultada pelo disco lunar. A foto abaixo foi tirada no dia 26 de fevereiro de 2017, este eclipse parcial foi visto em todo o Brasil. Pode-se perceber que a foto ficou escura, mesmo sendo tirada durante o dia. Isso aconteceu porque colocamos um filtro na câmera para que não queimasse a foto devido a claridade.

Eclipse solar parcial. Foto: Edvan Bandeira/AstronomiaReal.

  • O eclipse solar total: toda a luminosidade do Sol é escondida pela Lua.
Eclipse solar total 1999
Eclipse Solar Total. Imagem: Luc Viatour GFDL/CC.
  • O eclipse anular, eclipse anelar ou eclipse em anel: o Sol a Lua e a Terra se alinham, deixando um anel brilhante de luz visível nas bordas do Sol, isso ocorre porque a Lua não bloqueou totalmente o Sol, muito decorrente a distância da Lua e Terra ser a maior alcançada, conhecido como Apogeu.

    6f8437cb29e1e5f341af01385b72db16.jpg
    Foto: AFP.

Quando ocorrerá outro eclipse solar?

– No dia 21 de agosto de 2017 novamente grande parte do Brasil (mais ao norte) terá a oportunidade de observar outro eclipse parcial (este será total nos Estados Unidos, de uma costa a outra).

– Para o Brasil, o próximo eclipse anular será em 2023 e poderá ser visto das regiões Norte e Nordeste.

– Um eclipse solar total, apenas poderá ser visto no Brasil em 2045.

Referências:

BANDEIRA, E. G. S. O que é eclipse anular? Em 2023 os brasileiros poderão observar este fenômeno. Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2012/05/o-que-e-eclipse-anular.html&gt; Acesso em: 20 fev. 2017.

NASA. Hinode Mission to Capture Annular Solar Eclipse This Weekend. Dis´ponível em: http://www.nasa.gov/mission_pages/sunearth/news/eclipse-2012.html Acesso em: 14 março 2017.

Ciência e vida. Eclipse anular foi visto por asiaticos e norteamericanos.  Disponível em: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/ciencia-e-vida/noticia/2012/05/21/eclipse-anular-foi-visto-por-asiaticos-e-norteamericanos-343796.php Acesso em: 14 março 2017.

Explicatorium. Eclipse do Sol. Disponível em: http://www.explicatorium.com/cfq-7/eclipse-do-sol.html Acesso em: 14 março 2017.

 

Anúncios