cometas

Última semana para observar o cometa C/2022 E3.

Imagem do cometa C/2022 E3 (ZTF). Crédito: John Chumack/GalacticImages.com

O cometa C/2022 E3 (ZTF) passará pela Terra depois de 50 mil anos desde a sua última aparição. No Brasil e em todo Hemisfério Sul ele será visível até o dia 10 de fevereiro, sexta-feira.

Os cometas são objetos feitos principalmente de gases congelados, rocha e poeira. Eles se tornam ativos à medida que se aproximam do sol. Isso porque o calor do astro aquece o cometa de forma rápida, fazendo com que seu gelo se transforme em gás. Neste processo de sublimação, forma-se uma nuvem ao redor do cometa conhecida como “coma”. O cometa C/2022 E3 foi visto inicialmente com uma coma esverdeada brilhante e uma cauda de poeira “curta”, mas que deve aumentar à medida que se aproxima do Sol.

Para poder observar o cometa C/2022 E3, o observador deverá estar em um lugar bem escuro, longe da iluminação urbana. Apesar de o seu brilho ser bem fraco, é possível observar a olho nu, mas recomenda-se um binóculo ou um telescópio.

Como ele muda muito de posição de uma noite para outra, o melhor para localizá-lo é com ajuda da tecnologia. Existem aplicativos gratuitos, como o Stellarium e o Star Walk, que permitem ver a localização dos astros no céu e saber para onde é preciso olhar.

No dia 10 estará muito próximo de Marte, que emite um brilho alaranjado, e está localizado na constelação de Touro. Ou seja, um pouco mais no alto. Como se pode observar na imagem abaixo.

Localização do cometa em 10 de fevereiro de 2023. Fonte: Stellarium

Abaixo vou deixar o link do programa Stellarium, nele você poderá localizar o cometa no céu da sua cidade. Dependendo da região em que o observador se encontra, o cometa poderá ser observado a partir das 20 horas até às 01:00h.

Link do programa Stellarium online.

Quer saber mais sobre astronomia em nosso país?

 “Desenvolvimento da Astronomia no Brasil – Resgatando a História” é um estudo precioso e com um valor de conhecimento imenso sobre a Astronomia Brasileira. São fatos e personagens importantes dessa área multidisciplinar da Ciência que envolve Física, Química, Geologia, Meteorologia e até mesmo a Biologia, que estuda os fenômenos e corpos celestes para além da atmosfera terrestre.
 Nele, será possível entender um pouco melhor como se deu avanço da Astronomia em nosso país, traçado em uma linha do tempo simples, desde dos indígenas até a ida ao espaço pelo primeiro brasileiro, Marcos Pontes. Citando ainda personagens importantes como Dom Pedro II, o patrono da Astronomia do Brasil; Santos Dumont e sua influência na Astronomia Brasileira; Yeda Veiga, a primeira astrônoma do Brasil, acontecimentos como a Construção do Observatório Nacional e o Acidente em Alcântara e pesquisa e estudos como o maior meteorito encontrado no Brasil, as descobertas de Augusto Damineli e por astrônomos amadores brasileiros. Além, de abordar a famigerada tese de que a Terra é plana, que é acreditada por onze milhões de brasileiros. O livro é espetacular, com uma linguagem acessível, com uma diagramação notável, com ilustrações que norteiam ainda mais a leitura. Uma indicação sensacional! (Revista The Bard, 2022)

Referências:

https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/02/01/como-achar-o-cometa-verde-que-esta-de-passagem-pelo-ceu-do-brasil-astronomo-da-dicas-para-ver-o-astro.ghtml#1

https://www.gov.br/observatorio/pt-br/assuntos/noticias/cometa-se-aproxima-da-terra-e-podera-ser-visto-a-olho-nu-do-brasil

Deixe um comentário