Temas diversos

Sonda indiana pousa na Lua. (23/08/2023)

Na manhã desta quarta-feira, dia 23 de agosto de 2023, a Índia se consolida como uma das superpotências globais no espaço. Pelo fato de ter colocado uma espaçonave na Lua. Se tornando o quarto país a realizar tal feito.

Antes da Índia, apenas os países dos EUA, China e União Soviética haviam colocado uma espaçonave na Lua.

Rover na lua. (Imagem ilustrativa)

O módulo lunar indiano Chandrayaan-3 foi o responsável por este fato histórico, o local do seu pouso foi no Polo Sul da Lua. Nunca uma espaçonave pousou nesta região da Lua. Chandrayaan significa “veículo lunar”.

Os cientistas acreditam que nesta região (Polo Sul) possuem gelo de água. Por isso o interesse de estudos nesta região, haja vista que se realmente houver água nesta região. Em um futuro próximo, ela poderia ser convertida em combustível para foguetes ou até mesmo para o consumo dos astronautas em missões tripuladas.

No dia 19 de agosto deste mês, a Rússia tentou pousar na mesma região que a Chandrayaan-3, entretanto não teve êxito, a espaçonave russa Lunar 20 caiu na Lua depois de seus motores falharem.

As fotos abaixo foram tiradas pela sonda Chandrayaan-3 quando se aproximava da Lua. As imagens foram publicadas no sábado (19) pela ISRO, a agência espacial da Índia, pode-se observar as várias crateras nesta região.

Imagem: ISRO-2023.
Imagem: ISRO-2023.

A Chandrayaan-3 foi enviada a Lua no dia 14 de julho deste ano. Esta é a segunda tentativa da Índia em pousar na Lua. Em 2019 a Chandrayaan-2, colidiu com a superfície lunar, o motivo foi devido a problemas de software e dificuldade de frenagem na descida.

Chandrayaan-1, a primeira missão da Índia à Lua, foi lançada com sucesso em 22 de outubro de 2008 do SDSC SHAR, Sriharikota. A espaçonave estava orbitando a Lua a uma altura de 100 km da superfície lunar para mapeamento químico, mineralógico e fotogeológico da Lua. A espaçonave transportava 11 instrumentos científicos construídos na Índia, EUA, Reino Unido, Alemanha, Suécia e Bulgária.

Após a conclusão bem-sucedida de todos os principais objetivos da missão, a órbita foi aumentada para 200 km em maio de 2009. O satélite fez mais de 3400 órbitas ao redor da lua e a missão foi concluída quando a comunicação com a espaçonave foi perdida em 29 de agosto de 2009.

Veja abaixo o momento exato do pouso na Lua pela Chandrayaan-3.

Abaixo podemos ver a órbita da Chandrayaan-3 até chegar na Lua.

Curiosidades da Chandrayaan-3

Cargas Chandrayaan-3:

  • Módulo de Propulsão: Carrega a configuração do lander-rover para a órbita lunar.
  • Lander Payloads: Inclui RAMBHA, ChaSTE, ILSA, LP para análise sísmica, térmica, atmosférica e de composição.
  • Cargas Rover: APXS e LIBS para análise de composição elementar próximo ao local de pouso.

Colaborações Internacionais:

  • As missões Chandrayaan promoveram a colaboração internacional, como cargas úteis da NASA.
  • Essas colaborações aumentam o potencial científico das missões e contribuem para a pesquisa lunar global.

As ambições espaciais da Índia:

  • As missões Chandrayaan mostram as crescentes capacidades espaciais e avanços tecnológicos da Índia.
  • Tanto os sucessos quanto os reveses contribuem para a experiência e especialização da nação na exploração espacial.

Futuros empreendimentos lunares:

  • Espera-se que o programa Chandrayaan abra caminho para missões lunares mais ambiciosas no futuro.
  • A Índia pretende continuar a expandir as suas capacidades de exploração lunar e contribuir para os esforços globais de investigação lunar.

Reconhecimento internacional:

  • As missões Chandrayaan conquistaram o reconhecimento internacional da Índia no campo da exploração espacial.
  • Eles destacam o compromisso da Índia com o avanço do conhecimento científico e da tecnologia espacial.

Referências:

CASSITA, Danielle; GNIPPER, Patricia. Chandrayaan-3: sonda indiana tira fotos do lado afastado da Lua. 2023. Canaltech. Disponível em: https://canaltech.com.br/espaco/chandrayaan-3-sonda-indiana-tira-fotos-do-lado-afastado-da-lua-260488/. Acesso em: 23 ago. 2023.

 ÍNDIA. ISRO. . Chandrayaan-1. 2023. Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO). Disponível em: https://www.isro.gov.in/Chandrayaan_1.html. Acesso em: 23 ago. 2023. 

ÍNDIA se torna o quarto país a pousar uma espaçonave na Lua. 2023. CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/india-se-torna-o-quarto-pais-a-pousar-uma-espaconave-na-lua/. Acesso em: 23 ago. 2023.

PORPIYUSH. História de Chandrayaan: a jornada de exploração lunar da Índia. 2023. Adda247 Current Affairs. Disponível em: https://currentaffairs.adda247.com/history-of-chandrayaan-indias-lunar-exploration-journey/. Acesso em: 23 ago. 2023.

Deixe um comentário